domingo, 13 de março de 2022

Tiago 1.5-7 | Em busca da sabedoria

"Se alguém dentre vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que concede generosamente a todos sem recriminações, e ela ser-lhe-á dada, contanto que peça com , sem duvidar, porque aquele que duvida é semelhante às ondas do mar, impelidas e agitadas pelo vento. Não pense tal pessoa que vai receber alguma coisa do Senhor." 
(Tiago 1.5-7)

   Sabedoria:
  Palavra no original: "σοφἰὰ", "sophia". É a raiz dos termos "sofisticação" ("arte de usar a sabedoria") e "filosofia" ("afeição ou gosto pela sabedoria").
  Significado: habilidade, inteligência, sabedoria.
  Em hebraico o termo utilizado era "חכמה", "chokhmá". 
  Apesar do Novo Testamento ter sido escrito em grego, o autor desse livro era um judeu cristão. Tiago, era irmão de Jesus e líder da Comunidade Messiânica em Jerusalém. Sua cultura, portanto, era judaica. O sentido de "sabedoria" para ele possuía vínculo com o pensamento do Antigo Testamento, que era a bíblia hebraica.
  No Antigo Testamento essa palavra era empregada em quatro sentidos, de acordo com sua ocorrência:
  1. Qualidades intelectuais, como em: "Se invocares a inteligência e chamares o entendimento; se o procurares como o dinheiro e o buscares como um tesouro; então entenderás o temor de Iahweh e encontrarás o conhecimento de Deus. Pois é Iahweh quem dá a sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o entendimento." (Provérbios 2.3-6)
  Capacidades de acumular o conhecimento, de aprender, de compreensão através da inteligência. Em concordância com Tiago, o trecho incentiva o filho de Deus a buscar entendimento como se busca ouro e prata. A Palavra está comparando a sabedoria com uma riqueza.
  2. Habilidade ou aptidão natural, o domínio de um "saber fazer". Essa palavra foi utilizada em Êxodo 35.10 com esse sentido: "Todos os que forem habilidosos (no original: "chakhmê lev", "sábios de coração") entre vós venham executar o que Iahweh ordenou." Também em Êxodo 35.25: "As mulheres habilidosas ("chakhmat lev", "sábias de coração") traziam o que por suas próprias mãos tinham fiado."
  Seria um dom natural para executar muito bem algo aprendido.
  3. Essa palavra também foi empregada como uma aquisição de virtudes morais ou de experiências de vida. Assim encontramos em Jó 12.12: "com os idosos está a sabedoria, e na abundância de dias, o entendimento." A maturidade proporciona aprendizados através da vivência e possibilita à pessoa a dar bons conselhos sobre o entendimento que ela acumulou com seus anos de vida.
  4. A palavra sabedoria também recebeu o sentido de astúcia ou sagacidade, como em Êxodo 1.10: "Usemos de sabedoria para com o povo de Israel, para que não se multiplique." Nesse trecho o faraó foi astuto para fazer o mal aos israelitas, com a intenção de oprimir o povo.

  Todos esses sentidos para a palavra sabedoria, de acordo com Tiago, podem ser buscados. Deus não deixará de responder uma oração realizada com essa finalidade, é certo que Ele atenderá.
  A Bíblia é um manual de sabedoria. O nosso esforço intelectual para o estudo da Palavra permite:
  ➭ aprendermos as instruções divinas;
  ➭ entendermos quem É Deus e como Ele vê o homem;
  ➭ sabermos qual é o propósito de Deus para a nossa vida;
  ➭ sermos informados a respeito do futuro; 
  ➭ conhecermos os conceitos bíblicos para o amor, a ética, as virtudes morais. 

  Mesmo pescadores analfabetos como Pedro puderam aprender com Jesus. Não é uma questão meramente de estudos através de códigos sofisticados, o acesso está ao alcance de todos. Basta ter o desejo de aprender, e orar com fé.

  Fé:

  Esta é outra palavra central nesta passagem. Tiago afirma que sem fé essa oração, embora certamente respondida, não terá êxito. Aparentemente há uma contradição na passagem de Tiago, uma vez que ele expressou uma condição para algo que acabou de escrever que está ao alcance de todos. 
  A fé genuína é vinda do Pai das Luzes, ela traz uma carga de vida, um fluxo de vida espiritual. Ela produz o desejo de buscar essa sabedoria e a certeza de que Deus nos criou para sermos sábios. Mas não é a sabedoria simplesmente humana, ela não vem com arrogância, não vem com egoísmo, não vem com vã glória. Uma pessoa cheia de fé acumula conhecimento, seja qual for, para a glória de Deus. A pessoa que tem a fé no Salvador está debaixo de uma revelação dos propósitos de Deus com a sua vida. 
  Wathmann Nee foi um evangelista e  líder cristão chinês que escreveu diversos livros. Entre tantas palavras inspiradas, ele escreveu:

"Quando Deus nos revela uma verdade, ela naturalmente de torna uma força em nós."
  Quando oramos por direcionamento em todas as áreas de nossas vidas somos alcançados pelo Conhecimento Perfeito de Deus. Deus sabe aquilo aquilo que está oculto, sabe o melhor caminho, sabe o modo de chegarmos no porto desejado, sabe a solução para nossos problemas, sabe o local no qual devemos ficar e para onde devemos ir. Se alguém precisa de instrução para administrar o cotidiano, a empresa, o lar, os estudos, a vida espiritual, a vida ministerial, a chamada, tudo. Não há limites para a sabedoria de Deus. Deus está sempre além. A fé traz essa dimensão de confiança. A fé traz essa certeza de quem É Deus e de tudo o que Ele pode fazer por nós. A fé testifica em nossos corações o amor de Deus por nós. 
  Hebreus 11 é muito claro quanto a esse respeito. Esse clássico trecho sobre a fé demonstra a confiança dos que receberam de Deus revelações. Abraão recebeu uma chamada e deslocou-se por fé. E foi alcançado pela promessa.
  A pessoa sem fé pode até receber as instruções, mas não irá mover um passo talvez por não acreditar nas Palavras de Deus. Essa pessoa não consegue olhar para Deus como Senhor, Criador, Poderoso, Onisciente. 
  Olhemos para a passagem de Lucas 5. 3-6:

  "Subindo num dos barcos, o de Simão, pediu-lhe que se afastasse um pouco da terra; depois, sentando-se ensinava do barco às multidões. Quando acabou de falar, disse a Simão: 'Faze-te ao largo; lançai vossas redes para a pesca'. Simão respondeu: 'Mestre, trabalhamos a noite inteira sem nada apanhar; mas, porque mandas, lançarei as redes'. Fizeram isso e apanharam tamanha quantidade de peixes que suas redes se rompiam."

  Deus sabe a necessidade e como atendê-la melhor do que qualquer pessoa. Pedro era pescador, conhecia bem seu ofício, tinha experiência, mesmo assim ouviu o Mestre. A sabedoria vinda do Alto pode chegar até nós por meio sobrenatural como ocorreu com Pedro, ou não. A forma de responder não importa, o que importa é que ela vem. 
  Nosso Deus se alegra em nos encher de sabedoria, Ele nos fez à sua imagem e semelhança. Para finalizar, Deus tanto se alegra em nos dar sabedoria que está escrita uma promessa em Habacuque 2.14:

"Porque a terra será repleta do conhecimento da glória de Iahweh, como as águas cobrem o mar."

  E em Isaias 11.9:

"Ninguém fará o mal nem destruição nenhuma em todo o meu santo monte, porque a terra ficará cheia do conhecimento de Iahweh, como as águas enchem o mar."

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário